Caminhada Quilombola - A travessia do Macuco

Em todas as edições o Macucultura promove a Caminhada Quilombola, um cortejo que percorre os caminhos das comunidades anfitriãs, onde as pessoas podem conhecer melhor o território, o convívio e o isolamento que influenciaram na construção da identidade cultural de seu povo. A caminhada é feita com música e dança, entremeada em conversas, aprendizados e a hospitalidade das comunidades, com quitandas, café, abraços e muitos sorrisos.

A Caminhada Quilombola é o nosso primeiro movimento e não queríamos deixar de realizá-la neste ano em que o evento acontece de maneira remota. Assim, inspiradas nesse percurso, demos a ela outras dimensões, concebendo-a como uma travessia que percorre tanto o território da comunidade Macuco, suas estradinhas e casas através de um mapa-guia, como também capaz de promover uma travessia interna pelos caminhos simbólicos do quilombo.

A Caminhada Quilombola tornou-se o fio que norteia toda a programação, estruturando-a em temas que localizam o olhar de cada caminhante. O roteiro tem o chão como ponto de partida: território onde se nasce e vive. É dia de receber o visitante com festa, contar quem somos e o que propomos. A partir deste primeiro movimento, é tecida a travessia feita de corpo, casa, comunidade, natureza e resistência.

Acompanhe-nos nas redes sociais: