Visibilidade Quilombola nas redes sociais

A ideia de abordar essas questões na mídia e redes sociais, surge da necessidade de apresentar uma perspectiva quilombola desde dentro. Expondo elementos da cotidianidade, e orientando na reflexão de que, esses territórios não são espaços estáticos que se encontram tais como eram há 2 séculos atrás. Mas sim, trazer para o centro do debate político o fato que, os quilombos possuem formas de organização, visando o apoio mútuo, e, que nesses espaços são produzidos e mantidos saberes ancestrais que não se dissolveram com o passar dos anos, mas sim, que passaram por mudanças significativas.

Imagem: Jussara Costa do Quilombo Macuco
Local foto: Quilombo Gravatá

Além disso, esse site visa levantar questionamentos a respeito dos estereótipos criados em relação as práticas exercidas dentro dessas comunidades, e, demais discussões urgentes como, êxodo rural, racismo, religiosidade, cultura, patrimônios, economia quilombola, a mulher, educação escolar, saúde e etc. Além de apresentar um recorrido historiográfico para compreender e apresentar elementos centrais na formação dessas comunidades, mais especificamente na região do Vale do Jequitinhonha e em comunidades do distrito de Minas Novas e região.

Quilombo Mata-Dois
Foto: Jussara Costa

Acreditamos que, as redes sociais são espaços de disputa política, principalmente em tempos de crise como o que vivenciamos atualmente. Desse modo, nos compete fazer uso parte plataforma, para além de simples objetos de pesquisa, e sim, como produtores de conhecimento.

A ideia central aqui estabelecida consiste na apresentação de elementos da resistência cotidiana, o viver quilombola que não está nas mídias. Sendo o pontapé inicial, o uso da memória e oralidade do povo que, urgentemente precisam ser ouvidos.

Imagem: Juscilene Costa Alves Soier
Foto: Jussara Costa

Esperamos que possam nos acompanhar nesse processo, que estejam prontos para lerem e ouvirem uma história do cotidiano de luta. A história que não está nos livros didáticos e tampouco na agenda diária de muitos movimentos. A história da resistência do campo. E para além de ouvir, que somem e que lutem juntos, entendendo as demandas e urgências.

Por Janaína Costa

Deixe um comentário

You are currently viewing Visibilidade Quilombola nas redes sociais